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19 de julho de 2009

O Cérebro em Transformação


Embora a resenha abaixo esteja relacionada a biologia, o tema nos interesse por tratar-se de uma obra cujo propósito é entendermos melhor nossos adolescentes/educandos. Confira!!


O Cérebro em Transformação
Por Tafnes do Canto




As recentes pesquisas da neurociência têm apresentado resultados esclarecedores sobre o desenvolvimento e o comportamento do ser humano. Dentro destes importantes estudos está a obra de Suzana Herculano-Houzel, “O cérebro em transformação”, publicada em 2005 pela Editora Objetiva. Seu trabalho tem a intenção de informar leigos sobre as aplicações na neurociência à vida cotidiana, tarefa que cumpre com êxito, já que com linguagem simples trás respostas sérias as inquietantes dúvidas a respeito das transformações vividas pelo cérebro do adolescente, um cérebro em transformação – tornando crianças em adultos.
O propósito da autora com a obra é apresentar as mudanças que ocorrem no cérebro na transição da infância para a maturidade e propor que as transformações vividas pelos adolescentes são muito mais da responsabilidade do cérebro do que dos hormônios.
Popularmente, os hormônios são responsáveis por todas as alterações de humor e transformações corpóreas pelas quais os adolescentes passam, porém as pesquisas indicam que os hormônios apenas executam um programa de desenvolvimento que tem inicio pela ação do cérebro. A autora explica que “ainda que as mudanças mais óbvias sejam exibidas no corpo, quem dispara e coordena a adolescência é o cérebro” (HOUZEL, 2005, p. 15)
Para começar, no principio da adolescência o cérebro cresce até atingir o tamanho adulto, na verdade, neste período algumas estruturas se ampliam, enquanto outras reduzem de tamanho, sofrendo reorganizações também de ordem química, o resultado é um amadurecimento funcional do sistema nervoso. As grandes alterações do cérebro, no cotidiano do adolescente, apresentam-se nas mudanças dos gostos, na vulnerabilidade para os vícios, nos transtornos de humor, na variação das vontades e dos desejos.
O mecanismo utilizado pelo cérebro para saber a hora certa de iniciar a transformação é uma proteína chamada Leptina, que comunica ao sistema nervoso o aumento do nível de gordura no organismo - pois o corpo necessita de certo nível de gordura acumulada para dar inicio ao processo. No entanto, não é a Leptina que convence o cérebro, mais precisamente o hipotálamo, a iniciar a puberdade, o fator que promove, realmente, a adolescência ainda é desconhecido, mesmo para os cientistas.





Os hormônios não conduzem o processo de maturação do ser humano, porém desempenham papel especial na puberdade, promovendo a acentuação do dimorfismo sexual, ou seja, as diferenças entre os sexos que estão associadas, também, as diferenças comportamentais entre homens e mulheres.
Somente quando “as regiões pré-frontais do cérebro, que permitem o raciocínio abstrato e o aprendizado social, finalmente amadurecem, e com isso nasce o jovem adulto responsável (...), empático, e bem inserido na sociedade” (HOUZEL, 2005, p. 14).
Elucidando as transformações do cérebro adolescente, Suzana Herculano-Houzel fornece informações que podem ajudar os jovens a compreender o período que vivem, capacitando-os a entenderem-se e aceitarem-se efetivamente. Os pais também são beneficiados, pois com mais conhecimento dos processos neurológicos que seus filhos adolescentes estão sujeitos, são capazes de ajudá-los a viver esta fase, evitando os conflitos familiares.




Referências Bibliográficas

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O Cérebro em Transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Neurociência – Mestrado de Informática Aplicada a Educação. Acesso em 16.jun.2009. Disponível em:
http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/RenatoMaterial/neurociencia.htm

Imagem: Sociedade Brasileira de Neurociência. Disponível em:
http://www.sbneurociencia.com.br/draclaudia/artigo_claudia.htm.
Acesso em 16. Jun.2009.

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