Páginas

7 de julho de 2008

Um Problema de Todos


Um assunto me preocupa. Mesmo não sendo ecologista, sou uma pedagoga preocupada com questões ambientais. Preocupo-me, porque creio que estes problemas não pertencem somente mais aos especialistas, eles são de domínio público. Repousa sobre cada habitante da terra uma parcela da solução deste problema gigante do século.
Confesso que o Ocidente Cristão, por vezes, causa “nós” nos meus pensamentos. Gandhi já dizia que não era cristão por causa dos cristãos, e creio que infelizmente, exista muita lógica nisso. Eu falo porque o pego em contradição freqüentemente. Explico o motivo de agora: na narrativa da criação, Deus ao criar o homem lhe deu a incumbência para cultivar e guardar a Terra. O Houaiss traz a ação de guardar como preservar, zelar, continuar a ter, conservar num mesmo estado, vigiar para defender, e algumas outras definições do mesmo sentido. Não sei dizer quanto ao texto original, mas no hebraico, a palavra deve carregar um significado mais contundente (palpite meu).
O fato é que se no português o texto bíblico já atribui tanta responsabilidade ao ser humano, por que os Estados Unidos, tão professo cristão, é o país que mais polui o mundo? Eu possuo dificuldade em entender quem diz ter uma filosofia e segue outra bem diferente. Que se denominem outra coisa então, menos serem cristãos! Não é um “anti-semitismo americano” (mas bem que eles se acham o Israel moderno, o povo eleito), é um ponto de interrogação que coloco no discurso ocidental.
No mês de janeiro, tive a oportunidade de ouvir a ex-ministra do meio ambiente Marina Silva, no Simpósio Criacionista patrocinado pelo Unasp em Engenheiro Coelho. Aliás, ela foi amplamente criticada por sua participação nele (e dizem que estamos em um país com respeito à liberdade de culto). Ela teve até a oportunidade de ouvir-me tocar flauta. Brincadeiras à parte, continuo meu pensamento.
Ela fez algumas exposições que achei interessantes. O que vou fazer aqui não é uma campanha pedindo o retorno da ministra, nem avaliar seu governo. Simplesmente, vou sublinhar algumas de suas falas e espero não errar na hermenêutica.
Cito algumas de suas ponderações ao relatar o que pretendia fazer ou estava fazendo para punir os criminosos do meio ambiente: “Quer ato mais amoroso que parar o erro?”. Achei a máxima uma bela síntese de um programa educativo para o meio ambiente. Frear o ritmo descabido de atrocidades cometidas contra o planeta é um ato de amor sem questionamentos. É preservar o lar daqueles que estão tentando destruí-lo e não se deram conta disso ainda e oportunizar a eles perceberem os atos grotescos que cometem. Ela arrematou dizendo que “é defender o direito daqueles que ainda nem nasceram”.
Quanto à política de sua administração, afirmou que ela e sua equipe estavam trabalhando “em cima dos interesses do país, não aos do governo”. Bom, vindo de uma ministra, penso que ela puxou o tapete do presidente da república e de toda a sua campanha. Triste, mas ela falou a verdade: há uma dicotomia gritante entre o governo e os representantes do povo. E eu, enganava-me pensando que fossem sinônimos.
Acrescentou ainda que o dever do governo fosse o de “traduzir os conhecimentos em política”. Aí senti que ela disse algo que realmente faz sentido, mas que pouco se pratica. Traduzir os conhecimentos em política. Sim, sabemos como diminuir as causas do efeito estufa, mas se não articularmos meios para pará-lo, de nada adianta o conhecimento. Iniciativas governamentais precisam ser tomadas.
Mas para o governo fazer isso, ela colocou que a opinião publica exerce um papel vital. A sociedade, na visão dela, deve exigir políticas públicas de sustentabilidade. “Aqueles que estão preocupados com estas questões [ambientais], estão aptos a nos governar”, foi o que a ex-ministra Marina Silva comentou sobre a responsabilidade do voto. Democracia exige sabedoria de toda a população, não só dos dirigentes.
Bem que Al Gore tentou ser esta opção na terra do Ronald MacDonald, mas o povo recusou-o por um, poderíamos dizer, mais bélico. O ex-futuro presidente dos Estados Unidos faz, como o apóstolo Paulo, uma viagem “missionária” pelo mundo, tornando-se o porta voz do aquecimento global e suas conseqüências catastróficas. No documentário “An Incovenient Truth”*, Al Gore mostra ao mundo os efeitos desastrosos que o oportunismo e a ambição humana têm presenteado ao planeta. Mas ali, ele também traz um raio de esperança de que a humanidade pode contornar o avanço do aquecimento global, assim como conseguiu diminuir o tamanho do buraco na camada de ozônio.
Lula no discurso sobre a saída da ministra Marina Silva, falou evasivamente: “vamos continuar fazendo o que sempre fizemos”. Desculpe Sr. Presidente, mas não basta ao Brasil uma assinatura no tratado de Kyoto. Precisamos “traduzir os conhecimentos em política” o mais rápido possível. O tempo esgota-se. Continuar fazendo o que sempre fizemos não basta, é preciso muito mais.


Por Liege de Oliveira
* Só para refletir: quantas verdades mais não são inconvenientes aos ouvidos humanos?

Um comentário:

  1. “...por que os Estados Unidos, tão professo cristão, é o país que mais polui o mundo? Eu possuo dificuldade em entender quem diz ter uma filosofia e segue outra bem diferente. Que se denominem outra coisa então, menos serem cristãos! ...é um ponto de interrogação que coloco no discurso ocidental.” - Vou responder com uma frase do Oscar Maroni, um dos mais bem sucedidos empresários do sexo no Brasil, “Tem três instituições sagradas para mim: o PT, o Corinthians e a Igreja Católica.". Não existe uma definição universal para “ser cristão”, portanto é inconsistente fazer este tipo de generalização.

    “Bem que Al Gore tentou ser esta opção na terra do Ronald MacDonald, mas o povo recusou-o por um, poderíamos dizer, mais bélico.” - Muito boa!

    ResponderExcluir