Páginas

23 de maio de 2008

Desqualificado. Desde quando?



Qualificado. É o adjetivo amplamente utilizado em classificados de empregos. Todo empregador procura qualidades, competências que satisfaçam determinados requisitos para a boa execução de um trabalho. Isso é ser qualificado.

Mas, como adquirimos qualificação? A LDBEN prevê que as escolas, desde a educação básica, preparem os estudantes para o trabalho. Uma proposta, a meu ver, coerente, pois o trabalho constitui uma esfera primordial na vida do ser humano. É dele que tiramos nosso sustento, nos dignifica e edifica. No entanto, pergunto: basta-nos um diploma para exercermos qualificadamente uma atividade profissional?

Fui motivada a tecer estas palavras devido a um comentário (um tanto infeliz) de uma professora universitária ao definir o trabalho de um pedreiro como desqualificado (imagine se não existissem bons pedreiros, faríamos todos parte do movimento sem teto).

Façamos a imagem mental do trabalho de um pedreiro. Imaginemos suas múltiplas atividades diárias: interpretar e compreender a planta da obra, calcular a área, medir os materiais a serem utilizados, deixar as paredes no prumo, misturar os ingredientes para obter a substância desejada, planejar a simetria e geometria dos acabamentos, etc. Um retrato um tanto pálido de seu trabalho, mas ainda assim, do ponto de vista pedagógico, estas são habilidades que dificilmente um aluno que completou o Ensino Fundamental poderá exercer, aliás, não acredito que um formando do Ensino Médio seja capaz de executá-los com precisão. E a escola da vida, o “autodidatismo” e a experiência que o capacitam para tal. Infelizmente, não recebem nenhum diploma por isso.

Nossa arrogância acadêmica nos faz julgar desqualificadas profissões que aparentemente usam somente da atividade braçal. Isso só nos prova a nossa própria ignorância.

Diploma não é um atestado de qualificação (até deveria ser, mas encontra-se longe de ser). Ser qualificado é exercer devidamente nossas funções, fazê-las com eficácia e funcionalidade. Desqualificado é o indivíduo que tem o título de Mestre e ainda assim não aprendeu a dar boas aulas (será que só o doutorado o fará capaz?). Desqualificado é o indivíduo que mesmo fazendo vários créditos de ética na faculdade continua a ser desonesto em suas atividades.

Classificar os seres humanos em “castas profissionais” é negar a beleza da diversidade. É ter uma visão limitada de inteligência, é retrocesso, orgulho, um alto grau de miopia. Pária profissional é quem pensa ser grande coisa, mas não o é.


Por Liege de Oliveira

2 comentários:

  1. Concordo com você Liege. Salvo a complexidade, todo trabalho é qualificado. Menosprezar a importância de qualquer ofício ou qualificar um ser humano pela profissão é um erro. O valor social de cada um está na capacidade de realizar e não no grau de “erudição”.

    ResponderExcluir
  2. Diplomas tem o seu significado mas de maneira alguma determinam QI, ética, cidadania, sucesso, riqueza, posição social ou a felicidade de um lar. Com certeza,Liege. A qualificação não encontra-se no diploma, nem o valor do ser. Fico profundamente entristecida por ouvir comentários desapropriados como o citado. Eles são realizados todos os dias e não podem ser ouvidos sem a devida réplica.

    ResponderExcluir