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2 de fevereiro de 2007

Música Como Fonte Histórica

Canções populares podem iluminar pontos obscuros da historiografia

O uso de canções populares como fonte histórica permaneceu por muito tempo no esquecimento, ou mesmo no descrédito do meio acadêmico. Em um artigo chamado “História e música: canção popular e conhecimento histórico”, o autor José Geraldo Vinci de Moraes apresenta como as relações multidisciplinares entre história, cultura e música podem divulgar processos pouco conhecidos e raramente apontados pela historiografia. É notório que a música é uma fonte subjetiva, porém este fator foi superado por historiadores durante a “revolução documental”, que aceitou a avaliação e o uso de documentos das mais variadas naturezas.
Moraes explica que, a música é uma expressão artística com vasto poder de comunicação e que as canções populares, desta maneira, ilustram o cotidiano dos segmentos subalternos, constituindo-se de um importante instrumento para pesquisar a história das camadas populares. As canções estão intimamente conectadas as relações humanas, sejam elas individuais ou coletivas. Exemplos clássicos da música nas relações humanas são os cantos rituais nas sociedades primitivas, os hinos nas mais distintas religiões ou mesmo as canções entoadas por agricultores no campo, como as que originaram o blues na América do Norte.
Assim, as canções populares “se manifestam como experiência histórica” acrescenta o autor, que conclui que as músicas podem, sim, iluminar pontos obscuros, especialmente da história contemporânea, que imaginava-se impossível de trazer à luz.

Tafnes do Canto



Bibliografia

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Rev. bras. Hist. v.20 n.39 São Paulo 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882000000100009&lng=pt&nrm=iso.htm&tlng=pt . Acessado em 30.jan. 2007.

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